Origem
Mark Zuckerberg fundou, juntamente com Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, o "The Facebook" em fevereiro de 2004, enquanto frequentava a Universidade de Harvard, com o apoio de Andrew McCollum e Eduardo Saverin.
Até o final do mês, mais da metade dos estudantes não-graduados em
Harvard foi registrada no serviço. Naquela época, Zuckerberg se juntou a
Dustin Moskovitz e Chris Hughes para a promoção do site e o Facebook
foi expandido à Universidade de Stanford, à Universidade Columbia e à Universidade Yale. Esta expansão continuou em abril de 2004 com o restante das Ivy League, entre outras escolas. No final do ano letivo, Mark e Dustin se mudaram para Palo Alto, Califórnia, com Andrew que havia conseguido um estágio de verão na Electronic Arts. Eles alugaram uma casa perto da Universidade de Stanford, onde se juntaram a Adam D'Angelo e Sean Parker. Andrew McCollum decidiu deixar a EA para ajudar em tempo integral no desenvolvimento do Facebook e do site "irmão" Wirehog. Em setembro, Divya Narendra, Cameron Winklevoss e Tyler Winklevoss, proprietários do site HarvardConnection, posteriormente chamado ConnectU, entraram com uma ação judicial contra o Facebook alegando que Mark Zuckerberg teria utilizado código fonte ilegalmente do HarvardConnection, do qual ele tinha acesso. A ação não procedeu. Também nessa altura, o Facebook recebeu aproximadamente $500,000 do co-fundador do PayPal Peter Thiel, como um angel investor. Em dezembro a base de usuários ultrapassou 1 milhão.
Funcionamento
O website é gratuito para os usuários e gera receita proveniente de publicidade, incluindo banners e grupos patrocinados (cujas cotas seriam de mais de 1,5 milhão de dólares por semana em abril de 2006, segundo rumores).
Usuários criam perfis que contêm fotos e listas de interesses pessoais,
trocando mensagens privadas e públicas entre si e participantes de
grupos de amigos. A visualização de dados detalhados dos membros é
restrita para membros de uma mesma rede ou amigos confirmados. De acordo
com o TechCrunch, 85% dos membros dos colégios suportados têm um perfil cadastrado no website e, dentre eles, 60% fazem login
diariamente no sistema, 85% o faz pelo menos uma vez por semana e 93% o
faz pelo menos uma vez por mês. De acordo com Chris Hughes, porta-voz
do Facebook, as pessoas gastam em média 19 minutos por dia no Facebook. Em um estudo conduzido em 2006 pela Student Monitor, uma empresa especializada em pesquisas de mercado relacionadas a estudantes universitários de Nova Jérsei, Facebook foi o segundo nome mais "in" entre os estudantes, empatado com cerveja e sexo e perdendo apenas para iPod.
A decisão do Facebook de remover algumas fotos de amamentação enraiveceu alguns usuários, entre os quais a estadounidense Kelli Roman, mãe que teve uma foto que a mostrava alimentando a filha removida pelo Facebook.
Roman é uma das administradoras de uma petição online intitulada "ei,
Facebook, amamentação materna não é obscenidade", que foi ganhando mais
força, depois das manifestantes organizarem uma "amamentação de
protesto" no Facebook e realizaram uma pequena manifestação diante da
sede da empresa, em Palo Alto, Califórnia.
A petição já obteve mais de 80 mil assinaturas e mais de 10 mil
comentários, e redespertou um velho debate sobre os prós e os contras da
amamentação em locais públicos.
Recursos do Facebook
*Mural
O Mural é um espaço na página de perfil do usuário que permite aos
amigos postar mensagens para ele ver. Ele é visível para qualquer pessoa
com permissão para ver o perfil completo, e posts diferentes no mural
aparecem separados no "Feed de Notícias". Muitos usuários usam os murais
de seus amigos para deixar avisos e recados temporários. Mensagens
privadas são salvas em "Mensagens", que são enviadas à caixa de entrada
do usuário e são visíveis apenas ao remetente e ao destinatário, bem
como num e-mail. Em julho de 2007 o Facebook, que só permitia posts de textos, passou a permitir postagem de anexos no mural.
*Presentes
Em fevereiro de 2007 o Facebook adicionou um novo recurso de Presentes ("Gifts") em seu site. Amigos podem dar Presentes — pequenas imagens desenhadas por Susan Kare, ilustradora que desenha os ícones da Apple — a outros escolhendo um da Loja de presentes virtuais do Facebook e adicionando uma mensagem.Os ´´Presentes`` dados aparecem no mural de outros usuários com a mensagem enviada, a menos que o doador queira dar o presente´' privadamente, nesse caso o nome do doador e a mensagem não são exibidos aos outros usuários. Além disso, todas os presentes, incluindo os privadas, são exibidas em uma caixa no perfil chamada "Caixa de presentes(Gift box)", junto do nome do doador ou da palavra "Privado" para presentes privados.
Assim que se registram no site, os usuários do Facebook ganham uma Presente gratuito para dar a quem quiser. Cada presente adicional pode ser comprado na Loja de presentes virtuais do Facebook por 1 dólar. A primeira seleção de presentes disponíveis teve como tema o Dia dos Namorados e 50% da receita líquida recebida em fevereiro de 2007 foi doada à instituição de caridade Susan G. Komen for the Cure. Após fevereiro, a doação deixou de ser feita. Pouco depois, o Facebook passou a disponibilizar novos presentes a cada dia, a maioria das quais tinham quantidade limitada de tempo e venda.
Com a chegada das "Aplicações", surgiu uma nova forma de presentear com os presentes sem a necessidade de se pagar 1 dólar, porém, as da aplicação "Presentes gratuítos", criadas por Zachary Allia, não são semelhantes às oficiais, além de serem exibidas de maneira diferente.
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