Qualquer cão pode aprender, porém existem raças que assimilam os ensinamentos com mais facilidade. Persistência e paciência são fundamentais para o sucesso do adestramento.
1. Idade: Filhotes aprendem com mais facilidade do que cães mais velhos.
2. Duração das aulas: Programe aulas com 40 minutos de duração, sendo que 30 minutos devem ser reservados para os ensinamentos, e 10 minutos para recreio (divididos em duas etapas de 5 minutos, para o cachorro descansar).
3. Acessórios: Você vai precisar de uma guia longa (mais ou menos 10m) e outra curta, com pouco mais de 1 metro. Escolha uma coleira com enforcador de elos longos. Nunca escolha enforcadores com espinhos ou feitos de couro.
4. Elogio e Punição: Na hora de elogiar, fale com a voz mansa e alegre. Para punir, diga não, com uma voz forte, que mostre quem está mandando, e dê um puxão na guia, que não vá destroncar o animal, porém forte. Evite gritar.
5. Quando e onde dar as aulas:
5.1 Escolha um local espaçoso, pouco movimentado e perto de casa. Use sempre o mesmo local.
5.2 Suspenda as aulas em dias muitos quentes ou quando o cão estiver doente.
5.3 As aulas devem ser feitas antes das refeições.
6. Conselhos:
6.1 Use sempre os exercícios na mesma ordem.
6.2 Elogie sempre que possível.
6.3 Transforme o adestramento em uma atividade agradável para o seu cão.
7. Ensinando o comando "junto":
7.1 Ande com o cão colado ao seu corpo, ao seu lado (nem na frente, nem atrás). Diga junto e afrouxe a guia. Se o cão se adiantar ou voltar, diga não e puxe-o para perto de você novamente, e diga junto.
7.2 Caso o cão comece a cheirar o chão, dê um tranco para cima; se estiver mais devagar que você, dê um tranco para frente.
7.3 Caminhe em linha reta durante os primeiros 40 passos, e depois vire. Continue passeando com o cão, afrouxando a guia cada vez mais. Mude de velocidade e dê o comando "junto".
7.4 Depois que o cão estiver fera em curvas e retas, treine-o em ziguezagues e círculos.Pronto, super facil!!
0 Viram e comentaram :
Postar um comentário